As férias de julho na Região Metropolitana de São Paulo prometem dias repletos de atividades ao ar livre e muita aprendizagem nos Parques Estaduais Urbanos. A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) preparou uma programação diversa e pensada para todas as idades, para que a população possa redescobrir a natureza nos centros urbanos, oferecendo experiências que vão desde o contato com a fauna silvestre até oficinas de artesanato ecológico.
O Parque Ecológico do Tietê – Núcleo de Lazer Engenheiro Goulart, na zona leste da capital, traz oficinas criativas como “Fantoche Ecológico” e “Confecção de animais da fauna com material reciclado”. Um destaque imperdível deste mês é o lançamento do Programa de Avistamento da Fauna Silvestre, uma iniciativa do Governo de SP que estreia no núcleo na segunda quinzena de julho.
O programa busca aproximar a população da vida selvagem urbana, incentivando a observação de aves, pequenos mamíferos e insetos com o auxílio de binóculos e lupas. Os dados coletados pelos participantes serão utilizados para o monitoramento da biodiversidade local, reforçando o caráter científico e de conservação da iniciativa, que será gradualmente expandida para outros oito parques urbanos da capital e da região metropolitana. Para participar do programa durante a semana, é necessário agendamento prévio para grupos escolares ou de observadores, disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h, via e-mail ( monitoriapet@sp.gov.br ) ou pelos telefones (11) 2823-2250 / 2266. Aos finais de semana, basta comparecer ao local entre 10h e 15h.
No Parque da Juventude – Dom Paulo Evaristo Arns , na capital, a programação de julho inclui o animado “Arraiá no Parque”, com brincadeiras juninas de temática ambiental, além da oficina “Extração de DNA” de células vegetais, que une ciência e natureza de forma lúdica.
Já no Parque Ecológico da Várzea do Embu-Guaçu – Professor Aziz Ab’Saber , crianças e adultos poderão participar de atividades como “Dinâmicas com bambolês” e oficinas de “Confecção de brinquedos ecológicos”.
O Parque Ecológico do Guarapiranga oferece desde a atividade “Caça Mandala” até palestras “Aprendendo Sobre Ciência” e exposições como “Aprendendo Sobre as Serpentes”, integrando lazer e conhecimento.
O Parque Jequitibá promove oficinas criativas como “Fábrica de Adubo Orgânico” e “Pintando Serpentes”.
No Parque Estadual do Belém – Manoel Pittá , localizado no bairro do Belém, os visitantes poderão participar de vivências com “Abelhas Nativas” e visitar exposições de zoologia.
Em Carapicuíba, o Parque Gabriel Chucre oferece atividades como “Pintura com folhas” e oficinas de “Artesanato com recipientes recicláveis”.
A programação diversificada busca estimular a participação de crianças, jovens e famílias, aproveitando o período de férias escolares para fortalecer a conexão com a natureza e a conscientização ambiental.
Núcleo de Lazer Maria Cristina Hellmeister de Abreu
São Paulo/SP
Parque Ecológico da Várzea do Embu-Guaçu – Professor Aziz Ab’Saber
Embu-Guaçu/SP
Parque Nascentes do Tietê
Salesópolis/SP
Parque Ecológico do Tietê – Núcleo de Lazer Eng. Goulart
São Paulo/SP
Parque Estadual Chácara da Baronesa
Santo André/SP
Parque Jequitibá
São Paulo/SP
Parque Ecológico do Guarapiranga
São Paulo/SP
Parque Estadual do Belém – Manoel Pittá
Belém/SP
Parque Gabriel Chucre
Carapicuíba/SP
Núcleo de Lazer Vila Jacuí
São Paulo/SP
Parque da Juventude – Dom Paulo Evaristo Arns
São Paulo/SP
Mín. 10° Máx. 21°