Nem só de Jogos Olímpicos, Mundiais e Jogos Pan-Americanos vive um grande campeão. Arthur Zanetti se empenhou ao máximo por mais de 20 anos para subir ao pódio dos Jogos Regionais, competição organizada pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.
Recém-aposentado dos tablados, Zanetti foi presença constante nos Regionais. A estreia foi em 2000, aos 10 anos de idade. À época apenas uma promessa da ginástica, ganhou a primeira de muitas medalhas. O ginasta seguiu competindo, sempre com as cores de São Caetano do Sul, sua cidade natal, até 2022. Nem mesmo o status de lenda do esporte brasileiro, adquirido nos Jogos de Londres, em 2012, com o inédito ouro olímpico nas argolas, fez o atleta renunciar do campeonato.
“Nesses anos todos de Jogos Regionais, só deixei de participar de duas ou três edições por causa de lesão. É um evento que favoreceu muito na minha preparação para Mundiais e Olimpíadas. Os Regionais ajudaram na minha evolução como atleta”, diz Zanetti, que hoje atua como professor e técnico.
Além das disputas por medalhas, a competição particular entre municípios, característica marcante dos Jogos Regionais, também mobilizava Zanetti. O compromisso em carregar São Caetano do Sul ao topo do pódio falava mais alto. “Foi em São Caetano que me criei e me desenvolvi para chegar ao mais alto nível. Competir pela minha cidade não tem preço.”
Zanetti não tem dúvidas de que os Jogos Regionais são uma importante porta de entrada para jovens atletas em um cenário competitivo. Assim como acontece nas Olimpíadas, os Regionais possibilitam intercâmbios com diferentes modelos de trabalho e modalidades. “Os Regionais têm um nível muito bom. É uma competição bem estruturada, com várias modalidades acontecendo simultaneamente e atletas de todo o estado, que ajuda no crescimento desses jovens que estão começando.”
Em sua 67ª edição, os Jogos Regionais serão disputados em oito regiões esportivas do estado de São Paulo. A ação começa nesta quinta-feira (3), com a abertura das etapas São José dos Campos e Ferraz de Vasconcelos (2ª Região Esportiva), Bragança Paulista (4ª), Votuporanga (6ª) e Itapetininga (8ª). Estão em disputa 24 modalidades em duas categorias (sub-21 e livre), e os atletas e equipes com os melhores resultados garantem vaga nos Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”, que acontecem entre outubro e novembro.
Mín. 11° Máx. 22°