O mês de julho não é apenas um período de férias, é também um momento de grandes oportunidades para se capacitar e aprender. O Governo de São Paulo, em conjunto com as Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, abriu inscrições para cursos gratuitos com certificado. Por meio dos programas Qualifica SP, Oportunidade Já e do Centro Paula Souza, mais de 500 mil vagas estão sendo oferecidas para pessoas de todo o estado que desejam se aprimorar profissionalmente.
O programa Qualifica SP abriu mais de 3 mil vagas para cursos gratuitos e presenciais de qualificação profissional, voltados à introdução ou recolocação de pessoas no mercado de trabalho.
A escolha dos cursos foi realizada após análises das demandas de mercado em todo o território estadual. O objetivo é fazer a conexão entre aprendizado e empregabilidade, oferecendo treinamento em segmentos em que há vagas em aberto.
Um dos cursos oferece aulas presenciais em 33 municípios do estado, promovidas por professores do SEST/SENAT nas unidades da instituição e em algumas cidades de forma descentralizada. Os cursos serão disponibilizados em três turnos: manhã (das 8h às 12h), tarde (das 13h às 17h) e noite (das 18h às 22h). Confira no site do programa mais detalhes sobre os municípios com cursos disponíveis.
As vagas estão distribuídas entre duas modalidades do programa:
As inscrições devem ser realizadas pelo site do programa até o dia 13 de julho. Podem participar candidatos alfabetizados, domiciliados no estado de São Paulo e com idade compatível com a modalidade escolhida. Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, serão priorizadas pessoas menores de idade, com deficiência, desempregadas e com baixa renda.
A convocação será feita por e-mail, e os selecionados deverão comparecer à unidade escolhida para confirmar a matrícula nos dias 15 ou 18 de julho.
As aulas têm previsão de início para o dia 21 de julho. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas do curso.
Há ainda 560 vagas abertas para cursos gratuitos e presenciais. Os interessados devem se inscrever pelo site www.qualificasp.sp.gov.br até esta segunda-feira (7). Nesse caso, as aulas são presenciais em 22 municípios do estado. Os cursos serão disponibilizados em três turnos: manhã (das 8h às 12h), tarde (das 13h às 17h) e noite (das 18h às 22h). Confira no site do programa mais detalhes sobre os municípios com cursos disponíveis e os locais das aulas.
As vagas estão distribuídas entre duas modalidades do programa:
Podem participar candidatos alfabetizados, domiciliados no estado de São Paulo e com idade compatível com a modalidade escolhida. Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, serão priorizadas pessoas menores de idade, com deficiência, desempregadas e com baixa renda.
As aulas têm previsão de início para o dia 14 de julho. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas do curso.
A segunda edição do Programa Oportunidade Já, parceria da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) com empresas privadas, Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e órgãos públicos, oferece mais de 500 mil vagas em 45 cursos on-line, workshops, treinamentos e processos seletivos gratuitos, destinados a vestibulandos, estudantes ou qualquer cidadão interessado.
As oportunidades são direcionadas às áreas de inteligência artificial, programação, voluntariado, turismo, gerenciamento de processos, tecnologia da informação e soft skills. Neste ano de 2025, também há cursos exclusivos para mulheres na área de tecnologia. As vagas podem ser acessadas por meio do endereço: https://apps.univesp.br/oportunidade-ja .
As instituições participantes têm suas vagas e ações publicadas no endereço eletrônico mantido e divulgado pela Univesp, instituição vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) do Estado de São Paulo.
A página também divulga vagas de formação oferecidas por órgãos do Estado de São Paulo parceiros da Univesp, como a Secretaria do Turismo (Valoriza São Paulo e Academia do Turismo) e a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Curso de Introdução a Libras e outros).
Quem deseja se qualificar em uma das áreas mais promissoras do mercado pode contar com o novo curso online gratuito de Aperfeiçoamento Profissional com Inteligência Artificial , oferecido pelo Centro Paula Souza (CPS), órgão do Governo de São Paulo, vinculado à Secretaria de Ciência e Tecnologia. Com uma abordagem direta e acessível, o conteúdo é voltado a profissionais, estudantes e demais interessados em dominar ferramentas de inteligência artificial (IA) e aplicá-las nas rotinas de trabalho.
Com duração de 24 horas, divididas em oito aulas, a capacitação aborda aplicações práticas de IA em diferentes setores, principais plataformas e comandos para geração de conteúdo, além de utilização ética e impactos da ferramenta no mercado profissional. Os aprovados recebem um certificado de conclusão.
O foco é ensinar as melhores práticas de uso da tecnologia que deve ser incorporada a mais de 75% das profissões, segundo o Fórum Econômico Mundial. Pesquisas apontam que pessoas com conhecimentos em IA podem receber salários até 40% maiores.
Qualquer pessoa pode fazer a inscrição e começar a estudar na hora que quiser, sem necessidade de teste de seleção. Basta acessar o site mooc.cps.sp.gov.br e se cadastrar com login e senha. Não há limite de vagas. Os conteúdos são dinâmicos, com textos, videoaulas, atividades interativas, exercícios e avaliações.
Atualmente, o CPS disponibiliza 22 opções de cursos livres gratuitos com duração de 6 a 40 horas na modalidade Mooc (Massive Open Online Course – sigla em inglês para Curso Online Aberto e Massivo): Autocad, Arduíno, Aplicativos Informatizados, Canvas, Design e Photoshop, Design Thinking, Espanhol, Ética e Cidadania, Felicidade, Finanças Pessoais, Gestão de Conflitos, Gestão de Pessoas, Gestão do Tempo, Inglês, Inteligência Artificial, Introdução à Monitoria Ambiental, Mecânica Básica de Motos, Mediação EaD, Mercado de Trabalho, Portfólios Digitais, Português Instrumental e Vendas.
Mín. 12° Máx. 24°