Cultura tradicional, atrações de férias, dança e literatura periférica: a programação dos espaços da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo continua a todo vapor na última semana de julho, com estreia de nova exposição no Museu das Favelas e mais uma edição do Revelando SP. Esses e outros destaques estão disponíveis na Agenda Viva SP , a plataforma colaborativa do Governo de SP.
No interior, a cidade de São José dos Campos recebe mais uma edição do Revelando SP, o maior festival de valorização das culturas tradicionais do estado de São Paulo, e shows de Renato Teixeira & Orquestra Joseense, Cezar & Paulinho, entre outros, a partir desta quinta-feira. Já no litoral, o 13º Santos Jazz Festival recebe, neste sábado, grupos do GURI de Santos e de São Vicente.
Na capital paulista, o poeta Sérgio Vaz ganha exposição inédita no Museu das Favelas. No Teatro Sérgio Cardoso, a Cisne Negro Cia. de Dança apresenta nova coreografia, enquanto o Museu da Imagem e do Som recebe show de Marina de la Riva. Na programação de férias, esta é a última semana para curtir as oficinas do Museu Catavento, além de instalação inflável no Museu da Língua Portuguesa.
Confira todos os destaques:
Revelando SP leva Renato Teixeira e Orquestra Joseense no aniversário de São José dos Campos
O Revelando SP, maior festival de valorização das culturas tradicionais do estado de São Paulo, retorna a São José dos Campos após o sucesso da edição 2024 na cidade. Entre as atrações confirmadas, além das comidas típicas e do artesanato de diversas regiões do estado, estão a dupla Cezar & Paulinho e o show de Renato Teixeira & Orquestra Joseense, comemorando os 258 anos do município.
Poeta Sergio Vaz ganha exposição no Museu das Favelas
O Museu das Favelas inaugura, a partir desta quinta-feira, a exposição “Fluxo Poético – Sergio Vaz: Poeta da Periferia”. A mostra apresenta instalações artísticas, vídeos, objetos, documentos e publicações a respeito de um dos maiores nomes da literatura periférica do país.
Cisne Negro Cia de Dança no Teatro Sérgio Cardoso
Neste final de semana, o Teatro Sérgio Cardoso recebe a Cisne Negro Cia de Dança com o seu novo espetáculo, “Que Tal o Impossível?”, de autoria de Jorge Garcia. A coreografia é inspirada na música de mesmo nome de Itamar Assumpção e em sua obra. Na ocasião, a companhia também apresenta “Lampejos: Uma degustação visual”, obra criada por Andressa Miyazato em 2022.
Últimos dias: férias no Museu Catavento
Nos últimos dias das férias escolares, não faltam opções para curtir com a criançada no Museu Catavento. Entre as atividades propostas, estão a criação de borboletas de biscuit, vivência no borboletário a oficinas de fósseis, insetos de caixa de ovo e origami.
InflaVerso no Museu da Língua Portuguesa
Neste final de semana, o Museu da Língua Portuguesa recebe, como parte de sua programação de férias, a instalação InflaVerso. A atividade lúdica convida as crianças a atravessar, brincar e intervir sob a superfície inflável.
Museu da Imigração “No Ritmo da Jovem Guarda”
Onde? Museu da Imigração. R. Visc. de Parnaíba, 1316 – Mooca, São Paulo.
Quando? Dia 26 de julho. Sábado, às 15h.
Em comemoração aos 60 anos da Jovem Guarda, o Museu da Imigração promove a aula aberta de dança “No Ritmo da Jovem Guarda”. Ministrada pelo dançarino e coreógrafo Marcos Costa, a atividade ensina passos marcantes da época ao som de grandes sucessos de Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.
Marina de la Riva apresenta show “Poética” no MIS
Neste sábado, a cantora Marina de la Riva leva o seu show “Poética” ao Museu da Imagem e do Som – MIS. Acompanhada de Wesley Vasconcelos (violão de sete cordas) e Maik Moura (bandolim e cavaco), a cantora faz show acústico com influência latina.
Vanilla Show na Fábrica de Cultura Sapopemba
Integrando a programação de férias das fábricas de cultura, o Vanilla Show chega à Fábrica de Cultura Sapopemba. Com números de malabarismos, acrobacias e monociclo, a atração circense conta a história da palhaça Vanilla, que sonha em ser surfista, mas não possui acesso ao mar.
Grupos musicais do GURI no 13º Santos Jazz Festival
O GURI integra a programação do 13º Santos Jazz Festival, nos Arcos do Valongo, neste sábado. Apresentam-se o Coral do Guri de São Vicente, com o espetáculo “Vozes do Mundo – Uma Viagem Musical através de Culturas e Tradições de povos migratórios” e, na sequência, Camerata de violões do GURI de Santos, com composições de Tom Jobim, Heitor Villa-Lobos e Dorival Caymmi, entre outros.
Brazilian Winds Ensemble no Conservatório de Tatuí
Na próxima quarta-feira, o Conservatório de Tatuí recebe o Brazilian Winds Ensemble. O grupo, formado por músicos brasileiros, foi criado na Alemanha em 2020, e mistura música clássica e música popular brasileira. O show apresenta o programa ‘Amazônia’, com obras e arranjos inéditos para quinteto de sopros.
Mín. 15° Máx. 29°