As ferrovias foram fundamentais para o desenvolvimento do estado de São Paulo e, por isso, são o tema da Jornada do Patrimônio 2025, um dos destaques da programação da semana da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Além do grande evento, a agenda cultural da semana inclui cinema ao ar livre, espetáculos de dança e shows. Esses e outros destaques estão disponíveis na Agenda Viva SP , a plataforma colaborativa do Governo de SP.
Para 40 cidades, a Jornada do Patrimônio leva diversas atividades de valorização do patrimônio histórico ferroviário, incluindo show de Fabiana Cozza em Mogi das Cruzes, apresentações de cultura popular, intervenções artísticas e teatrais, atrações circenses, oficinas e, claro, visitas guiadas aos bens culturais e históricos. O evento acontece entre os dias 1º e 3 de agosto.
Na capital paulista, a Estação Motiva Cultural recebe show de Fabiana Cozza com João Camarero em homenagem ao violonista Baden Powell, nos dias 5 e 9. No Teatro Sérgio Cardoso, a Focus Cia de Dança apresenta, a partir desta quinta-feira, o espetáculo “Entre a Pele e a Alma”. E no Edifício Oswald de Andrade, os cinéfilos têm a chance de assistir a “Cantando na Chuva”, de Gene Kelly e Stanley Donen, com sessão ao ar livre.
Confira os destaques da semana:
Jornada do Patrimônio 2025 chega a 40 municípios
Em sua 6ª edição, a Jornada do Patrimônio chega a 40 municípios do estado de São Paulo, com o tema “ferrovias” e ações e atrações culturais voltadas à valorização do patrimônio ferroviário. Participam desta edição os municípios de Araçatuba, Araraquara, Ariranha, Bauru, Bebedouro, Bocaina, Boituva, Botucatu, Brotas, Campinas, Cerquilho, Cosmorama, Cruzeiro, Dois Córregos, Espírito Santo do Pinhal, Guararema, Guaratinguetá, Hortolândia, Indaiatuba, Irapuru, Jundiaí, Leme, Limeira, Louveira, Mogi das Cruzes, Natividade da Serra, Piquete, Piraju, Presidente Epitácio, Rafard, Registro, Santa Cruz das Palmeiras, Santo André, Santos, São Carlos, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, São Simão, Teodoro Sampaio e Valinhos.
Cinema ao ar livre na Oswald de Andrade
No mês de agosto, todas as sextas-feiras, o Edifício Oswald de Andrade promove sessão de cinema com clássicos ao ar livre. Nesta sexta, é exibido “Cantando na Chuva”, de Gene Kelly e Stanley Donen, com o apoio do Institut Français. Nas próximas sessões, são exibidos “Os Guarda-Chuvas do Amor” (dia 15), de Jacques Demy, com apoio do Institut Français, “O Mágico de Oz” (dia 22), de Victor Fleming, e “Fantasia” (dia 29), de Ben Sharpsteen e James Algar.
Estação Motiva Cultural recebe Fabiana Cozza e João Camarero
O violonista e compositor carioca Baden Powell é homenageado com show intimista na Estação Motiva Cultural, com a cantora Fabiana Cozza e o violinista João Camarero.
“Entre a Pele e a Alma” no Teatro Sérgio Cardoso
A Focus Cia de Dança apresenta, a partir desta quinta-feira, o espetáculo “Entre a Pele e a Alma” no Teatro Sérgio Cardoso. A montagem marca os 30 anos de carreira do diretor e coreógrafo Alex Neoral e tem como tema a valorização do corpo através da história. Entre as inspirações estão a obra do cantor Ney Matogrosso e pintura “O Jardim das Delícias Terrenas”, de Bosch.
Museu de Arte Sacra celebra 55 anos com exposição
Em cartaz até novembro, a exposição “MAS 55 Anos – Dentro e Fora dos Muros da Luz” celebra a história e a atuação do Museu de Arte Sacra, evidenciando obras que foram objeto de pesquisa, conservação e mediação cultural.
Curso ensina a estruturar narrativa para roteiros
Para escrever roteiros de filmes e séries, é necessário não apenas o domínio das técnicas de escrita e uma boa ideia, mas também saber estruturar a sua narrativa. O curso “Anatomia de uma história”, por meio de nove aulas, traça um panorama para destrinchar técnicas, arquétipos narrativos, arco de personagem e estratégias narrativas, entre outros.
Jogos de tabuleiro na Biblioteca Parque Villa Lobos
A diversão está garantida na Biblioteca Parque Villa Lobos. Todos os sábados, o espaço recebe o público para rodadas dos mais diversos jogos de tabuleiro. Os participantes podem experimentar e se divertir com jogos longos, jogos de média e curta duração, party games e RPG (Role-Playing Game), além de testar novos jogos no Deck.
“Olokum: quando o mar vira revolta” nas Fábricas de Cultura
A Cia. Kaçulas de Teatro leva o espetáculo “Olokum: quando o mar vira revolta” às Fábricas de Cultura Diadema, Vila Nova Cachoeirinha e Jaçanã. A trama conta a história de Olokum, que embarca em uma jornada de aventuras longe do povoado em que cresceu. A peça convida à reflexão sobre a preservação do meio ambiente.
São Paulo Companhia de Dança em São Caetano do Sul
Integrando o 25º Festival de Dança de São Caetano do Sul, a São Paulo Companhia de Dança faz única apresentação na cidade, com entrada gratuita. No programa, O Lago dos Cisnes – II Ato, de Mario Galizzi, a partir da obra de Marius Petipa (1818–1910) e Lev Ivanov (1834–1901), e Casa Flutuante, de Beatriz Hack.
Jogos educativos no Museu Felícia Leirner
O Museu Felícia Leirner apresenta diversos jogos educativos para as crianças: “Quebra-cabeça das Obras de Felícia”, “Dominó de Esculturas” e “Jogo da Memória Musical” são algumas opções, criadas pelo educativo do Museu, disponíveis para entreter as crianças.
Mín. 11° Máx. 29°