A cidade de São Paulo alcançou neste ano um dos menores índices de latrocínios (roubo seguido de morte) da história, segundo os dados oficiais da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Em julho, aconteceram três casos. Em todo o ano, foram 24 latrocínios, o que representa uma queda de 22,5% na comparação com 2024, quando houve 31 crimes. Essa é a menor marca para a cidade de São Paulo em 18 anos.
Outros indicadores de criminalidade também recuaram no período.
Os roubos em geral caíram 13,6% no ano. O número marca o menor patamar desse tipo de crime para o período desde o início da série histórica. Em sete meses, foram registrados 59.867 roubos em toda a cidade. Apenas em julho, a retração foi de 10,9% na comparação.
A capital do estado também registrou recuo de 16,1% nos roubos de veículos na comparação anual. Entre janeiro e julho, foram 6.023 ocorrências — esse foi o menor número em 25 anos para a cidade de São Paulo.
Os furtos de veículos seguiram a mesma tendência. Neste ano, houve 23.055 registros do crime, uma redução de 5,7% em relação aos sete primeiros meses de 2024, quando aconteceram 24.459.
De acordo com a SSP, a redução nesses indicadores é resultado do fortalecimento constante das operações integradas entre as polícias Civil e Militar, sobretudo às ações de combate às quadrilhas de receptadores.
Ainda conforme os dados, em julho, aconteceram 44 homicídios dolosos na capital paulista, sete casos a mais na comparação com o ano passado. No acumulado de sete meses, foram 292 crimes. No mesmo período de 2024, houve 258 homicídios dolosos.
Apesar da variação, a cidade de São Paulo ainda mantém índices historicamente baixos para o delito. Com base nos registros, as Polícias Civil e Militar têm intensificado as ações com reforço de efetivo em regiões onde houve aumento nesse tipo de crime.
As Delegacias de Defesa da Mulher registraram em julho sete feminicídios. No ano, são 38 crimes contra mulheres, ante 26 em igual período de 2024. As denúncias de estupros tiveram uma variação de 6,9% em sete meses, com o registro de 370 casos.
No ano, 27.801 infratores foram presos ou apreendidos pelas Polícias Civil e Militar na cidade de São Paulo, 8,8% a mais que na comparação entre janeiro e julho de 2024. A maior parte aconteceu em flagrante.
As forças de segurança retiraram das ruas da capital paulista 21,8 toneladas de drogas. Ainda foram apreendidas 2.037 armas de fogo ilegais. Mais de 10,8 mil veículos roubados ou furtados foram recuperados em sete meses.
Mín. 17° Máx. 25°