Quarta, 10 de Setembro de 2025
12°C 33°C
Bauru, SP

Governo de SP usa tecnologia europeia para modernizar trens com redução de intervalos e mais segurança

Entenda como a nova tecnologia vai unificar a sinalização de todas as linhas metropolitanas e permitir a redução dos intervalos entre os trens, gar...

10/09/2025 às 16h42
Por: Diogo Germano Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Para a implantação da nova tecnologia, uma série de mudanças ocorreram desde agosto em linhas da CPTM, como a transformação da estação terminal Palmeiras-Barra Funda no “hub” do transporte sobre trilhos na capital
Para a implantação da nova tecnologia, uma série de mudanças ocorreram desde agosto em linhas da CPTM, como a transformação da estação terminal Palmeiras-Barra Funda no “hub” do transporte sobre trilhos na capital

O Governo de São Paulo está implantando um novo padrão de sinalização ferroviária que vai transformar o transporte sobre trilhos da Região Metropolitana. Trata-se do ETCS (European Train Control System), tecnologia internacional que amplia a capacidade da rede, reduz os intervalos entre trens e traz mais segurança à operação. A adoção desse sistema marca uma etapa fundamental para que o Estado avance rumo a um modelo integrado e eficiente, beneficiando milhões de passageiros diariamente.

LEIA MAIS: Veja o mapa atualizado do transporte metropolitano de São Paulo com mudanças nas linhas da CPTM

O sistema está previsto nos contratos das Linhas 11-Coral, 12-Safira, 13-Jade e do Trem Intercidades, incluindo a Linha 7-Rubi, fiscalizados pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Para as Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, que fazem parte de concessões anteriores, a migração será gradual, assegurando a integração plena de toda a rede metropolitana no futuro.

Para a implantação da nova tecnologia, uma série de mudanças ocorreram desde agosto em linhas da CPTM, como a transformação da estação terminal Palmeiras-Barra Funda no “hub” do transporte sobre trilhos na capital, onde os passageiros das Linhas 11-Coral, 7-Rubi e 10-Turquesa passaram a ter a estação como ponto central para suas viagens.

Segundo o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, as mudanças são necessárias para viabilizar as obras de modernização. “A gente está fazendo a interligação de todas as sinalizações para adequação ao modelo ETCS. As sinalizações de todas as linhas vão se comunicar e isso vai possibilitar que, por exemplo, o trem da linha 8 ande na Linha 7-Rubi, na Linha 10-Turquesa, na Linha 11-Coral. Para viabilizar isso, fizemos as mudanças na estação Barra Funda. O ganho futuro de ter toda a sinalização integrada em todas as linhas vai ser muito grande.”

LEIA MAIS: Entenda as mudanças nas linhas da CPTM na estação Palmeiras-Barra Funda

O novo arranjo entre as Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa trouxe ajustes imediatos para os passageiros. A ampliação da Linha 10-Turquesa até a Barra Funda garante integração mais simples e rápida com a Linha 7-Rubi, em plataformas opostas e no mesmo nível, e sem custo adicional para o passageiro. Essa solução facilita o deslocamento e mantém a conexão entre as duas linhas, mesmo com a suspensão do Serviço 710 para a modernização do sistema.

A padronização tecnológica, segundo a Secretaria de Parcerias em Investimentos, representa um novo patamar de qualidade no transporte ferroviário, alinhado às melhores práticas internacionais e sempre com foco no benefício direto ao passageiro.

A mudança também contribui para distribuir melhor o fluxo de passageiros no sistema. Estações como Luz e Brás terão alívio com a nova configuração. Passageiros vindos do ABC, do Alto Tietê, do interior e de diferentes regiões da capital terão mais opções para realizar seus trajetos, reduzindo a concentração em pontos com alta demanda.

LEIA MAIS: Conheça estações ferroviárias que compõem o patrimônio cultural do estado de São Paulo

Rafael Benini explicou que as mudanças terão impacto direto no dia a dia de quem usa o sistema. “A gente vai trazer muito investimento para as linhas. Novos trens, menor tempo entre os trens, mais flexibilidade entre as linhas. Isso vai trazer muito benefício para a população que usa essas linhas diariamente”, afirmou.

Mais avanços

Além das alterações que transformaram a Barra Funda como hub, a CPTM promoveu recentemente melhorias em outras linhas. Na Linha 12-Safira, foi alterada a operação em loop, permitindo a circulação direta entre Brás e Calmon Viana, com intervalo médio de 4,5 minutos nos horários de pico. Na Linha 13-Jade, o intervalo passou a ser de 10 minutos nos horários de pico, ampliando a oferta de lugares. Já no Expresso Linha 10, que conecta Santo André a Tamanduateí, os trens circulam agora a cada 20 minutos nos períodos de maior demanda.

[Post Instagram]

Nova gestão operacional

Em agosto, a TIC Trens passou a operar a Linha 7-Rubi sob supervisão e orientação da CPTM. É a chamada “operação supervisionada” , que vai até 26 de novembro, data de início da operação comercial, conforme previsto no contrato de concessão do Governo de Estado de São Paulo. Quando isso acontecer, a empresa TIC Trens passará a ser responsável pela operação, manutenção e modernização da Linha 7-Rubi de trens metropolitanos, além do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC) e do TIM (Trem Intermunicipal).

No caso do TIC, o início da operação do serviço expresso está previsto para maio de 2031. Ele será o primeiro trem de média velocidade do Brasil, que ligará de forma expressa São Paulo a Campinas, com parada em Jundiaí, alcançando uma velocidade de 140 km/h, capacidade de até 860 passageiros por viagem, com 101 quilômetros de extensão e 64 minutos de trajeto. Já o TIM tem previsão para maio de 2029. Ele ligará Jundiaí a Campinas em um trajeto de 44 quilômetros e 33 minutos, com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos.

O leilão do projeto ocorreu em fevereiro de 2024. O consórcio C2 Mobilidade Sobre Trilhos foi o vencedor, com investimento estimado de R$ 14,2 bilhões.