Os municípios turísticos de São Paulo estão animados com a chegada da primavera, de acordo com sondagem realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).
A maior parte deles (86%) declarou que a temporada de 2025 tende a ser melhor que a do ano passado por razões que incluem o planejamento de eventos e atrações turísticas para os próximos três meses (96%), investimentos em obras ou melhorias para o turista (92%) e ações de divulgação das tradições e cultura local (97%).
Os municípios também destacaram iniciativas de conscientização ambiental, comuns a 90% das cidades consultadas; além de ações de mitigação do impacto do turismo sobre o meio ambiente, citada por 63% das cidades que responderam à sondagem. A ocupação dos meios de hospedagem deve atingir 62,5%, antecipando a temporada de verão.
“Temos um conjunto de ações do Governo de São Paulo que fomenta o crescimento do fluxo turístico, entre elas, o investimento em obras de infraestrutura turística, o apoio a eventos, iniciativas de qualificação e de valorização da gastronomia”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP, ao destacar a ampla cadeia do turismo, que inclui mais de 50 setores, como transporte, meios de hospedagem, restaurantes e atrações culturais.
Os destinos turísticos também destacaram atividades para o período de setembro a novembro. O município de Capivari sugeriu o período para aproveitar as trilhas, parques e mirantes da cidade em sua época mais colorida. Indaiatuba destacou o HQ Fest, um evento gratuito para fãs de quadrinhos, e um festival de comida de boteco que acontece na cidade. Lagoinha citou sua Feira Literária, Laranjal Paulista, o 2º Fest Brink, e Piraju, a famosa Feira da Lua. Pra consultar as atrações dos municípios, clique aqui .
Mín. 13° Máx. 34°