Sexta, 19 de Setembro de 2025
14°C 34°C
Bauru, SP

Governo de SP lança plano para reduzir em 50% as mortes e lesões no trânsito até 2030

Lançada durante Semana Nacional do Trânsito, a minuta do Plano Estadual de Segurança Viária tem consulta pública aberta até 19 de outubro

19/09/2025 às 16h45
Por: Diogo Germano Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Roberta Mantovani, diretora de Segurança Viária do Detran-SP, detalha o Plano Estadual. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação
Roberta Mantovani, diretora de Segurança Viária do Detran-SP, detalha o Plano Estadual. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

O Governo de São Paulo trabalha para reduzir pela metade os óbitos e lesões graves no trânsito até 2030, o equivalente a poupar 19 mil vidas, segundo estimativas. A meta está presente no Plano Estadual de Segurança Viária, lançado durante a Semana Nacional do Trânsito, entre 18 e 25 de setembro .

Em participação no SP em 3, 2, 1, programa da Agência SP, a diretora de segurança viária do Detran-SP, Roberta Mantovani, deu mais detalhes da iniciativa: “É um plano que envolve ações integradas com as várias agências que atuam na segurança viária no Estado. Ele contempla medidas em engenharia, fiscalização, educação, comunicação, atendimento às vítimas de trânsito, gestão de dados e gestão da segurança viária ”, explica Roberta.

Com isso, o Estado de São Paulo segue a diretriz do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans). Além disso, também fica alinhado às metas da Organização das Nações Unidas (ONU) para tornar o trânsito mais seguro. As metas de redução servem para vias urbanas e rodovias. O Plano ainda passará por aprimoramentos e terá sua versão final lançada no fim deste ano.

Como participar do Plano Estadual de Segurança Viária?

A minuta do Plano Estadual de Segurança Viária de São Paulo fica em consulta pública até o dia 19 de outubro. Até lá, qualquer um poderá analisar a versão preliminar do Plano e sugerir mudanças. As contribuições podem ser feitas via formulário eletrônico, disponível no site do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-SP) , onde também pode ser encontrada a primeira versão do Plano.

“Ao participar da consulta pública, cada um pode contribuir com suas necessidades e seu olhar sobre a segurança viária, para que possamos construir coletivamente esse plano. Seja pedestre, ciclista, motorista ou motociclista, todos estão em trânsito, e o plano pretende criar um sistema mais seguro para que todos possam circular”, explica Roberta.

Infosiga 3.0

O Governo de São Paulo também fortaleceu o trabalho com dados de segurança no trânsito. Já está disponível o Infosiga 3.0, portal do Detran-SP com dados sobre o sistema viário. A ferramenta serve principalmente para gestores municipais, agências de segurança viária, pesquisadores acadêmicos, organizações do terceiro setor, jornalistas e para a sociedade civil como um todo.

Nessa nova versão da plataforma, é possível encontrar uma análise detalhada dos dados segmentada a nível municipal. Além disso, o novo Infosiga também apresenta um ranking de vias com maiores ocorrências de sinistros no estado de São Paulo. Uma outra seção apresenta custos da violência no trânsito para o sistema público de saúde do Estado, que foram estimados em R$ 12 bilhões no ano de 2024.

Por fim, a plataforma passa a cruzar dados de sinistros com dados de condutores e veículos. Com isso, o usuário amplia análises sobre os perfis dos envolvidos nos sinistros, considerando infrações, tempo de CNH, tipos de veículos e idade do veículo. Dados do perfil socioeconômico dos indivíduos envolvidos também estão disponíveis.

“Isso contribui para o desenvolvimento de políticas públicas e para o enfrentamento desse problema de saúde pública, protegendo a vida e reduzindo óbitos no Estado de São Paulo”, indica Roberta.