Uma comitiva do Governo de São Paulo estará na Argentina para participar da edição 2025 da Feira Internacional de Turismo (FIT) de Buenos Aires, que acontece de 25 de setembro a 1º de outubro. Será a primeira missão internacional do SP Connection, programa da Secretaria de Estado de Turismo e Viagens (Setur-SP) e da InvestSP – agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE-SP).
A delegação paulista contará com autoridades estaduais e de importantes cidades turísticas – São Paulo, Santos, Caraguatatuba, São Sebastião, Aparecida, São José dos Campos e Ubatuba -, além de nove empresas que participaram da seleção do SP Connection, voltado para companhias de segmentos como: hospedagem, gastronomia, logística, agências de viagens, eventos etc. As empresas selecionadas foram: SJK Airport, Aextour Viagens e Turismo, Ecovaletur, Enjoy Experience, Hotel Boutique Quebra Noz, Pousada Reserva Ilhabela, Viva Enjoy e Viva Viagens. São Paulo ainda terá um estande de 72 m² na FIT Buenos Aires.
O SP Connection visa promover o estado como o principal destino turístico e de eventos da América Latina, incentivar a internacionalização do turismo paulista e atrair visitantes estrangeiros. As companhias selecionadas terão acesso a possíveis clientes, investidores e parceiros. Sem falar em um reembolso de até US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos com a viagem, além de eventos de networking e ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
“São Paulo quer ocupar o lugar que já lhe pertence por vocação: o de maior polo de turismo e eventos da América Latina. As missões internacionais marcam um novo momento da política pública de turismo, com foco em atração de investimentos, promoção internacional e geração de oportunidades para o setor privado paulista”, destaca o secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena.
Dados da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) indicam que a Argentina responde, sozinha, por praticamente metade dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil – entre janeiro e julho de 2025, foram cerca de 2,53 milhões, de um total de 5,95 milhões. Já sobre a FIT Buenos Aires, cerca de 125 mil pessoas – como promotores de eventos e representantes de operadoras de viagens, agências de turismo, hotéis, restaurantes, companhias aéreas etc. -, de pelo menos 40 países, visitam a feira em busca de novos negócios.
Mín. 14° Máx. 26°