Sexta, 26 de Setembro de 2025
14°C 27°C
Bauru, SP

Festival de Música da Fundação Casa homenageia Inezita Barroso nesta terça (30) na capital

Apresentações de adolescentes de seis centros de atendimento acontecem no Sesc 24 de Maio, no centro

26/09/2025 às 17h41
Por: Diogo Germano Fonte: Secom SP
Compartilhe:
MusiCasa valoriza o protagonismo artístico dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa, promovendo a expressão, a convivência e a reflexão por meio da arte
MusiCasa valoriza o protagonismo artístico dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa, promovendo a expressão, a convivência e a reflexão por meio da arte

Clássicos da música caipira, de canções do nordeste e da MPB compõem o repertório que adolescentes em medida socioeducativa apresentarão na próxima terça-feira (30), a partir das 14h, no palco do Sesc 24 de Maio, no centro de São Paulo. As apresentações integram a 10ª edição do MusiCasa, o Festival de Música da Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Casa) , entidade vinculada à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.

Com instrumentos de violão e percussão, além de canto coral, os jovens mostrarão interpretações musicais em formatos diversos, com arranjos autorais e releituras de grandes clássicos. A edição de 2025 celebra os 100 anos de nascimento da cantora, instrumentista e pesquisadora Inezita Barroso, referência da música caipira brasileira.

LEIA MAIS: Mais de 2,2 mil jovens da Fundação Casa realizam prova do Encceja em busca de certificação escolar

Criado em 2014, o MusiCasa valoriza o protagonismo artístico dos jovens em cumprimento de medida socioeducativa, promovendo a expressão, a convivência e a reflexão por meio da arte. “Os jovens compartilham suas vivências, desenvolvem autoestima, empatia e disciplina, ajudando a preparar cidadãos para uma sociedade mais segura, disse a presidente da Fundação Casa, Claudia Carletto. “Em 2025, essa transformação ganha ainda mais força ao ecoar a voz de Inezita Barroso, uma mulher, artista e educadora que não se curvou aos padrões e deixou um exemplo atemporal de resistência cultura.”

Ao todo, o Festival conta com seis apresentações, entre os meses de setembro e outubro, em unidades do Sesc São Paulo, na parceria entre as instituições. A estreia aconteceu na unidade de Jundiaí no dia 15 de setembro. O Festival ainda passará pelas unidades do Sesc Sorocaba, Araraquara e São José do Rio Preto, além de uma nova exibição na capital paulista no Sesc Santo Amaro.

As primeiras apresentações em São Paulo reunirão jovens de sete centros das cidades de São Paulo e do litoral sul paulista: Feminino Chiquinha Gonzaga, Governador Mário Covas, Itaquera e Topázio, da capital; Guarujá; e Vila de São Vicente, do município de São Vicente.

LEIA MAIS: Da Fundação Casa para o Enem: jovens do interior de SP já colhem frutos de projeto-piloto que será ampliado

As adolescentes do Casa Chiquinha, por exemplo, trarão no repertório canções como Toda menina, com instrumentos de percussão como conga, pandeiro, agogô, afoxé, ganzá e glockenspiel. Já o coral masculino do Casa Governador Mário Covas cantará Pensando em Namorar. Também haverá servidor da Fundação Casa compartilhando o palco com os jovens: o agente técnico Marcelo Campos, do Casa Itaquera, tocará junto com o Grupo do Guri as canções Menino da Porteira e Boate Azul.

Todas as apresentações foram preparadas com acompanhamento pedagógico e musical dos educadores dos centros socioeducativos e do Guri – programa de educação musical do Governo do Estado de São Paulo , realizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e gerido pela Santa Marcelina Cultura.

Voz da nossa terra

Inezita Barroso (1925–2015) foi uma das artistas mais emblemáticas da música popular brasileira. Nascida em São Paulo, descobriu sua paixão pela música durante as férias no interior, encantando-se com a viola caipira e as rodas de moda de viola. Mesmo enfrentando resistência familiar, seguiu seu talento com firmeza. Apresentadora por 35 anos do programa “Viola, Minha Viola”, da TV Cultura, Inezita também foi atriz premiada, cantora consagrada e defensora da cultura de raiz. Autêntica e combativa, sua trajetória abriu caminhos para gerações de artistas e mulheres na música tradicional. Morreu aos 90 anos, deixando um legado de resistência, identidade e amor pela cultura popular brasileira.

MusiCasa 2025

Com o tema “Inezita 100 Anos – A Voz da Nossa Terra”, o MusiCasa percorre seis unidades do SESC no Estado de São Paulo nas cidades de São Paulo, Jundiaí, Sorocaba, Araraquara e São José do Rio Preto entre setembro e outubro deste ano. A organização é da Gerência de Arte e Cultura (GAC) da Fundação CASA.

O evento conta com a participação de cerca de 335 jovens atendidos em 42 centros da instituição, em apresentações musicais autorais ou adaptadas, todas dentro da temática da cultura popular brasileira.

Sobre a Fundação CASA

A Fundação Casa aplica medidas socioeducativas conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE). Atendendo jovens de 12 a 21 anos incompletos em São Paulo, a Fundação executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pelo Poder Judiciário, garantindo os direitos previstos em lei, pautando-se na humanização, e contribuindo para o retorno do adolescente ao convívio social. Mais informações em: https://fundacaocasa.sp.gov.br/.