A cidade de São Paulo registrou redução significativa nos crimes contra a vida em agosto. Os índices de homicídios e latrocínios atingiram marcas históricas, consolidando os menores patamares dos últimos 25 anos para o período. Os registros de estupro também apresentaram queda.
Foram contabilizados 34 homicídios no último mês, uma redução de 27,6% em relação a agosto de 2024, quando houve 47 ocorrências. O número representa o segundo menor resultado desde 2001. No acumulado de janeiro a agosto, foram 326 casos.
Os latrocínios, roubos seguidos de morte, também apresentaram queda expressiva: passaram de cinco para dois casos em agosto. O índice iguala o menor já registrado na série histórica, alcançado em 2006. No acumulado de oito meses, foram 26 ocorrências — dez a menos que no mesmo período do ano anterior.
Os estupros também recuaram em agosto, passando de 265 para 243 denúncias, queda de 8,3%. No acumulado do ano, o número apresentou leve alta: foram 1.948 denúncias, 12 a mais que em 2024.
As Delegacias de Defesa da Mulher da capital paulista registraram três casos de feminicídios em agosto, sendo uma morte menos que no mesmo mês do ano passado. Em relação a julho deste ano, foram quatro feminicídios a menos. Em oito meses, a capital registrou 41 casos do crime.
Mín. 18° Máx. 37°