Sexta, 03 de Outubro de 2025
19°C 35°C
Bauru, SP

Metanol: força-tarefa do Governo de SP apreende mais de mil garrafas de bebidas com rótulos trocados em Diadema

A Polícia Civil apreendeu 50 caixas com bebidas que estavam em um caminhão em Diadema na quinta-feira (2).

03/10/2025 às 13h10
Por: Diogo Germano Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Os agentes estavam fiscalizando um estabelecimento comercial na Vila Santa Maria quando o veículo encostou para descarregar a mercadoria. Foto: Pablo Jacob/Governo de SP
Os agentes estavam fiscalizando um estabelecimento comercial na Vila Santa Maria quando o veículo encostou para descarregar a mercadoria. Foto: Pablo Jacob/Governo de SP

A força-tarefa do Governo de São Paulo que combate os casos de intoxicação por metanol apreendeu, na quinta-feira (2), 50 caixas de bebidas que estavam em um caminhão em Diadema. O flagrante, realizado pela Polícia Civil, ocorreu durante uma operação voltada ao combate da comercialização de bebidas falsificadas.

Os agentes estavam fiscalizando um estabelecimento comercial na Vila Santa Maria quando o veículo encostou para descarregar a mercadoria. Durante a vistoria, os policiais desconfiaram de parte da carga.

De acordo com o boletim de ocorrência, havia 1,2 mil garrafas de cerveja preenchidas com um líquido semelhante a cachaça. O rótulo também era inapropriado, com indícios de ter sido trocado.

A nota fiscal indicou que a mercadoria foi adquirida de uma distribuidora em São Bernardo do Campo. Em diligências no local, os policiais constataram que no terreno havia maquinário, reservatórios, tonéis, botijões de gás, lenha e destiladoras.

Diante das suspeitas, cerca de 1,2 mil garrafas da bebida e o veículo usado para a entrega foram apreendidos. O material foi encaminhado para a perícia. O caso foi registrado no 4º Distrito Policial de Diadema como crime contra as relações de consumo. Um homem de 50 anos é investigado.

Gabinete de crise e fiscalizações

O Governo de São Paulo segue mobilizado nas investigações e medidas de precaução após os casos de contaminação por metanol relacionados a bebidas falsificadas. Um gabinete de crise foi instaurado na terça-feira (30) para intensificar as ações.

Até agora, foram apreendidas quase mil garrafas para investigação durante as operações integradas desta semana. Outras 17,7 mil foram encontradas em uma fábrica clandestina em Americana. Um lote de 128 mil garrafas foi lacrado em Barueri nesta quarta-feira (01) por falta de documentação. Durante todo o ano, mais de 50 mil foram apreendidas pela polícia em ações de combate à falsificação de bebidas alcoólicas.

O Governo de São Paulo anunciou as medidas a serem tomadas para tratar da intoxicação por metanol . Entre as ações estão interdição cautelar de estabelecimentos, disponibilização de mecanismos rápidos de denúncia, estruturação de atendimento em toda a rede de saúde e intensificação das investigações da Polícia Civil e Secretaria da Fazenda.