Quarta, 08 de Outubro de 2025
16°C 24°C
Bauru, SP

Goleira beneficiada pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte assina com o Fluminense

Por indicação de Vander Batistella, idealizador do Camisa 1, a atleta passou por um período de testes no Flu. Foi aprovada e assinou contrato

08/10/2025 às 07h45
Por: Diogo Germano Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Natural de Piracicaba, Angelina conheceu a Escola de Goleiros, que opera na vizinha Americana, aos 8 anos. E foi lá que ela aprendeu tudo sobre a posição
Natural de Piracicaba, Angelina conheceu a Escola de Goleiros, que opera na vizinha Americana, aos 8 anos. E foi lá que ela aprendeu tudo sobre a posição

A Escola de Goleiros Camisa 1, projeto beneficiado pela Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, está em clima de despedida. A partir da próxima semana, Angelina Cardoso, uma das alunas mais talentosas e com mais tempo de casa, viaja para o Rio de Janeiro para dar mais um passo rumo ao sonho de jogar profissionalmente.

A jovem de 17 anos jogará no sub-20 do Fluminense. Por indicação de Vander Batistella, idealizador do Camisa 1, a atleta passou por um período de testes no Flu. Foi aprovada e assinou contrato.

“Os dias de testes no Fluminense foram difíceis. Tudo muito novo, coisas que eu ainda não havia experimentado no futebol. Mas foi gostoso. Agora é trabalhar para dar tudo certo nessa nova fase”, afirma Angelina, que em novembro retorna a São Paulo para a disputa da Copa SP sub-20.

O futebol nunca foi novidade para Angelina. Ela joga bola desde criança. Começou na linha, mas aos poucos foi cedendo às luvas. “Jogava com meninos, mas às vezes o jogo ficava mais pegado, aí eu ia pro gol. Gostava de defender os chutes.”

Natural de Piracicaba, Angelina conheceu a Escola de Goleiros, que opera na vizinha Americana, aos 8 anos. E foi lá que ela aprendeu tudo sobre a posição.

“A Escola de Goleiros é a minha base, o lugar que me deu estrutura para crescer como atleta e pessoa. É um lugar muito acolhedor. Fez eu ser que eu sou hoje”, conta a atleta.

O fato de ter lastro como jogadora de linha é um trunfo para Angelina. Atacante nas horas vagas, ela espera aprimorar as técnicas de bola parada no Fluminense para quebrar um tabu: tornar-se uma goleira artilheira.

“Sou boa com a bola nos pés e isso é importante no futebol atual. Sei dar um passe, controlar a bola, iniciar uma jogada. Sonho em ser para o futebol feminino o que o Rogério Ceni foi para o futebol masculino: um goleiro artilheiro. Além de defender os ataques, quero sim bater falta e pênalti”, destaca.

Escola de Goleiros Camisa 1

Há seis anos captando via Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, a Escola de Goleiros Camisa 1 já atendeu gratuitamente desde 2005, quando iniciou suas atividades, mais de 4,5 mil crianças e jovens dos municípios de Americana, Sumaré, Santa Bárbara D’Oeste, Limeira, Piracicaba e Nova Odessa. Entre os atletas com projeção revelados pelo projeto estão Léo Aragão, do Cruzeiro, e Daniel Fuzato, do Vasco da Gama.

Hoje, são 150 alunos matriculados com idade entre 7 e 17 anos, de ambos os sexos, treinando às segundas, quartas e sextas. Mais informações em @camisa1oficial no Instagram.