O ex-vereador Fábio Manfrinato foi absolvido nesta segunda-feira (21) pelo juiz Cláudio Augusto Saad Abujamra, da 3ª Vara Criminal de Bauru, no processo que o acusava de ter se beneficiado de passagens aéreas pagas com recursos desviados da Companhia de Habitação Popular (Cohab). O juiz concluiu que não há provas suficientes de que Manfrinato soubesse que as passagens foram custeadas com dinheiro público desviado pelo então presidente da Cohab, Edison Bastos Gasparini Júnior.
A acusação, feita pelo Ministério Público (MP), alegava que Manfrinato recebeu passagens em três ocasiões entre 2017 e 2019, mas a sentença destacou que o ex-vereador não tinha como saber a origem dos recursos. A decisão absolvitória reforça que Manfrinato não teve contato com agências de viagens e que o pagamento das passagens provavelmente foi feito por grupos políticos interessados em verbas federais, sem que ele soubesse do desvio de recursos.
Esta é a segunda vitória de Manfrinato, que já havia sido absolvido em outra ação civil no início do ano. Após a sentença, o ex-vereador afirmou que sempre acreditou em sua inocência e que essa situação reflete os desafios da política local.
Mín. 15° Máx. 29°