Quarta, 02 de Abril de 2025
22°C 37°C
Bauru, SP

Projeto autoriza pessoas com diabetes a entrar em qualquer local com medidores de glicose e agulhas

Deputado explica que busca equilíbrio entre segurança de eventos e a saúde dos usuários; a Câmara está discutindo o assunto

01/04/2025 às 16h22
Por: Diogo Germano Fonte: Agência Câmara
Compartilhe:
Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O Projeto de Lei 4254/24 assegura a pessoas com diabetes o direito de entrar e permanecer em ambientes públicos e privados com aparelhos para monitorar a glicemia e controlar a insulina. A Câmara dos Deputados analisa a proposta.

Entre os itens de monitoramento e controle autorizados estão:

  • insulina;
  • seringas;
  • canetas de aplicação;
  • agulhas;
  • glicosímetros;
  • sensores; e
  • pequenas porções de alimentos para corrigir quadros de hipoglicemia ou hiperglicemia.

O texto define a pessoa com diabetes como quem foi diagnosticado com os tipos 1 e 2 ou outras formas da doença que exijam monitoramento glicêmico regular e controle contínuo da condição de saúde.

Já os espaços e eventos públicos e privados são definidos como locais onde possam ser adotadas normas restritivas de entrada de alimentos, bebidas e aparelhos pessoais.

Exceções
Excepcionalmente, por segurança, poderão ser adotadas medidas para restringir a entrada de alguns itens, como agulhas, em eventos de grande porte. Em contrapartida, esses locais terão que ter profissionais de saúde e espaços adequados para oferecer apoio aos portadores de diabetes.

“Atualmente, muitos estudantes e candidatos enfrentam dificuldades para utilizar esses dispositivos durante aulas e provas, o que pode comprometer sua saúde e desempenho acadêmico”, afirma o autor, deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO).

Próximas etapas
A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Saúde; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.