A Polícia Militar, por meio do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), libertou uma criança de 4 anos, mantida refém pelo próprio pai em uma casa localizada no Jardim Sapopemba, na zona leste da capital paulista. O caso ocorreu na última sexta-feira (4). Para negociar com o homem, que estava alterado, sob efeito de drogas, a equipe do Gate utilizou técnicas especializadas voltadas a preservar a integridade dos reféns e dissuadir o agressor.
O homem de 37 anos não aceitava o fim do relacionamento com a esposa. Em determinado momento, ele a ameaçou com uma faca e tentou enforcá-la. A mulher conseguiu fugir e se esconder debaixo do carro. A filha mais velha e uma sobrinha da vítima também conseguiram sair da casa.
Enquanto isso, o homem impediu a saída da filha caçula e do namorado da sobrinha, que também estava no local. Os dois passaram a ser ameaçados. A ex-esposa conseguiu ouvir as ameaças do lado de fora e acionou a polícia.
Quando a equipe do Gate chegou, se posicionou por locais estratégicos para impedir qualquer ataque do criminoso às vítimas. Enquanto isso, um dos policiais iniciou o diálogo com o homem, que também ameaçava atentar contra a própria vida.
Quando ele finalmente aceitou libertar as vítimas e se render, o homem foi encaminhado a um hospital, onde permaneceu internado sob escolta policial. As duas vítimas que estavam presas na casa saíram ilesas.
O caso foi registrado como sequestro e cárcere privado, violência doméstica e tentativa de feminicídio na 8ª Delegacia de Defesa da Mulher, que decretou a prisão em flagrante e determinou o indiciamento do homem.
Mín. 11° Máx. 24°