De Verdi a Tim Maia, passando por muita palhaçaria: os espaços da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo estão repletos de opções para todos os gostos nesta semana. Além da programação dos equipamentos, o Governo de SP promove também o 18º Festival do Circo SP, em Piracicaba, com 53 atividades gratuitas. Esses e outros destaques estão disponíveis na Agenda Viva SP , a plataforma colaborativa do Governo de SP.
Em sua 18ª edição, o Festival do Circo SP leva, a partir de 28 de agosto, espetáculos de companhias como Circo Spacial e Cia Base a Piracicaba. Na capital, o Theatro São Pedro recebe a São Paulo Companhia de Dança para apresentação da “Suíte de O Sonho de Dom Quixote”, de Ludwig Minkus e Norberto Macedo, com acompanhamento de orquestra. E o Museu da Imagem e do Som – MIS promove curso de escrita criativa inspirado nas animações da Pixar, como “Divertidamente” e “Wall-e”.
Para os fãs de música erudita, o Teatro Sérgio Cardoso recebe o espetáculo inédito “Trilogia Verdiana”, com os atos finais de grandes óperas de Verdi. Já a Sala São Paulo recebe a Osesp para concerto com regência da maestra grega Zoe Zeniodi, com apresentação da peça “Sheherazade”, de Rimsky-Korsakov, inspirada nas histórias de “As Mil e Uma Noites”.
Em ritmo da Jovem Guarda, o Museu das Favelas promove edição da Festa das Favelas com homenagem a Tim Maia, que integrou a banda The Sputniks, considerada uma precursora do movimento. A Jovem Guarda também é tema de atividade na Fábrica de Cultura Brasilândia.
Por ser uma plataforma colaborativa, a Agenda Viva SP reúne eventos que qualquer produtor cultural pode cadastrar gratuitamente para divulgação. Entre as opções, estão o show de Diogo Nogueira e Orquestra Sinfônica de Botucatu, em Sorocaba, e a Orquestra Rock, em Campinas, com tributo ao Queen.
18º Festival do Circo SP leva 53 atividades para Piracicaba
A partir desta quinta-feira, a cidade de Piracicaba recebe o 18º Festival do Circo SP. São 53 atividades gratuitas, divididas em cinco diferentes espaços: três lonas e dois palcos. Entre as atrações, estão o Circo Spacial, como abertura do evento, e a Cia Base, de dança vertical.
O Sonho de Dom Quixote e SPCD no Theatro São Pedro
A partir de 4 de setembro, a São Paulo Companhia de Dança e a Orquestra do Theatro São Pedro apresentam a “Suíte de O Sonho de Dom Quixote”, de Ludwig Minkus e Norberto Macedo, com coreografia de Márcia Haydée. A peça é um dos balés mais populares do repertório clássico e é atualizada, nessa montagem, com elementos de cenografia e figurinos brasileiros.
Festa de Favela homenageia Tim Maia no Museu das Favelas
Neste domingo, o Museu das Favelas promove a “Festa de Favela Disco Tim”. O setlist da DJ Tati Lase homenageia os 60 anos da Jovem Guarda trazendo obras de Tim Maia, que participou da banda The Sputniks, ao lado de Roberto e Erasmo Carlos, considerada uma precursora do movimento. O setlist conecta a obra de Tim Maia também com o rap nacional, Hip Hop underground, R&B, soul, grooves e outras vertentes musicais.
Verdi em dose tripla no Teatro Sérgio Cardoso
Nos dias 28 e 29 de agosto, o Teatro Sérgio Cardoso recebe o espetáculo inédito “Trilogia Verdiana”. A apresentação reúne os atos finais de três das obras mais prestigiadas do compositor italiano Giuseppe Verdi: “Il Trovatore”, “Rigoletto” e “La Traviata”.
Maestra grega estreia na Osesp com “As Mil e Uma Noites”
A partir desta quinta-feira, o público pode conferir a estreia da maestra grega Zoe Zeniodi na Osesp. No repertório do concerto, está a peça “Sheherazade”, de Rimsky-Korsakov, inspirada nas histórias de “As Mil e Uma Noites”. A orquestra também interpreta “Vereda”, da brasileira Marisa Resende, e “Sinfonia nº 2 em Ré maior, Op. 35”, da compositora francesa Louise Farrenc.
Oficina de cartazes com serigrafia e estêncil na Pina Contemporânea
Com início no dia 4 de setembro, a Pina Contemporânea promove a oficina “Seri-Pop: serigrafia + estêncil”. O curso, gratuito, oferece um total de 5 turmas até novembro, e acompanha a exposição “Pop Brasil: vanguarda e nova figuração, 1960-70”, atualmente em cartaz no espaço. A proposta é se inspirar na cidade, seus personagens e os sons e ruídos do dia a dia para criar cartazes impressos, a partir das técnicas de estêncil e serigrafia.
Histórias da Pixar inspiram curso de escrita criativa do MIS Experience
Filmes como “Wall-E” (2008), “Divertidamente” (2015) e “Soul” (2020), do estúdio Pixar, são sucessos mundiais e referência de criatividade nas produções de animação. Abordando conceitos da jornada do herói, de Joseph Campbell, dos arquétipos de Carl Jung e das regras da Pixar para contar histórias, o MIS Experience promove o curso online “A narrativa mítica da Pixar na escrita criativa”, ao longo de seis aulas, com teoria e prática.
60 anos da Jovem Guarda na Fábrica de Cultura Brasilândia
Celebrando os 60 anos da Jovem Guarda, a Fábrica de Cultura Brasilândia recebe a banda Classic RockBlues Revival, com show tributo ao movimento que marcou a cultura brasileira, liderado por nomes como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.
Mín. 13° Máx. 30°