Das disputas das águas abertas ao wrestling, o Time SP que viaja a Brasília (DF) para os Jogos da Juventude, que acontece de 10 a 25 de setembro, é inteiramente formado por atletas provenientes das seletivas dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, competição realizada pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo em parceria com a Fedeesp.
A equipe paulista parte em busca do tricampeonato nacional com 185 atletas, sendo 94 meninas e 91 meninos. O staff técnico é composto por 34 profissionais. Somando todos os envolvidos diretos, a delegação contará com 229 pessoas.
“Todo o trabalho foi feito para classificarmos os melhores atletas [para os Jogos da Juventude]. Estamos com uma equipe renovada, mas a expectativa de um bom resultado é a melhor possível”, afirma Margarete Marcatti, chefe da delegação de SP.
Os Jogos da Juventude é uma competição sub-17 que reunirá mais de 4 mil atletas de todo o país. São 19 modalidades em disputa: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triathlon, vôlei de praia, vôlei e wrestling.
Desde que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) instituiu, em 2022, a contagem de medalhas, São Paulo ficou com a liderança geral em 2023 e 2024. Em 2022, foi vice, atrás do Paraná.
Mín. 17° Máx. 25°