O Governo de São Paulo reforçou a segurança para mulheres durante o The Town, festival de música que ocorre neste sábado (6) e domingo (7) e nos dias 12, 13 e 14 deste mês no Autódromo de Interlagos, na capital. O evento contará com uma área exclusiva para o Protocolo Não se Cale e o Ônibus SP Por Todas, espaços voltados para a orientação sobre direitos e canais de denúncia para mulheres vítimas de violência promovidos pela Secretaria de Políticas para a Mulher. Haverá ainda reforço no patrulhamento com 3,2 mil policiais e 1,1 mil viaturas .
LEIA TAMBÉM: De transporte público 24h a policiamento reforçado: veja os serviços do Governo de SP no The Town 2025
O acolhimento do Protocolo não se Cale funcionará para suporte e orientação numa tenda do evento. No espaço, além do atendimento especializado, há nas paredes o QR Code do aplicativo Mulher Segura, do Governo de SP, que possibilita registrar boletins de ocorrência 24 horas por dia e acionar um botão do pânico para mulheres com medidas protetivas que necessitem de ajuda imediata. Além disso, os profissionais do evento do The Town – limpeza, recepção, staff – receberam treinamento para atuarem de acordo com o Protocolo Não se Cale. Essa iniciativa do Governo do Estado de São Paulo auxilia a identificar e saber como agir diante de situações de assédio e violência contra a mulher.
O Não se Cale foi lançado em agosto de 2023 para reforçar as estratégias de proteção das mulheres em locais privados e públicos, padronizando formas de acolhimento e suporte. Acesse https://www.mulher.sp.gov.br/sec_mulheres/nao_se_cale para saber mais.
Já o ônibus SP Por Todas estará no autódromo das 11h às 3h, de prontidão para auxiliar as mulheres em diferentes situações com atendimento humanizado, sigiloso e com equipe especializada. O equipamento atua em duas frentes: em eventos de grande porte, como o The Town; e percorrendo bairros com altos índices de vulnerabilidade social.
“Estar no The Town com o Ônibus SP Por Todas é reafirmar nosso compromisso para que os grandes eventos sejam espaços onde as mulheres possam se sentir seguras e acolhidas, livres do assédio, com atendimento imediato e equipe preparada para lidar com as mais diversas situações”, destaca a secretária de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro.
As mulheres atendidas no Ônibus serão orientadas sobre seus direitos, canais de denúncia — como o Ligue 190 e o App SP Mulher Segura — e poderão ser encaminhadas às redes de proteção, como Delegacias da Mulher, Defensoria Pública, entre outros.
O reforço no atendimento para as mulheres é parte do movimento SP Por Todas, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas do estado para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira exclusivamente disponíveis para elas.
O planejamento da operação no The Town prevê a instalação de posto de comando nas proximidades do autódromo, que será responsável pela supervisão e coordenação em tempo real; locais de revista e controle de acesso; policiamento ostensivo distribuído em ruas e avenidas; patrulhamento motorizado com viaturas posicionadas em pontos estratégicos e rondas com motocicletas.
O perímetro do autódromo contará com uso de drones para ampliar a capacidade de resposta e monitoramento da área, principalmente no deslocamento do público.
A Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur) terá uma unidade móvel em um dos portões de acesso do festival para fazer o registro de todos os tipos de ocorrências que acontecerem dentro do autódromo.
Haverá policiais fluentes em outros idiomas e a presença de mulheres na equipe caso seja necessário um atendimento mais especializado para casos de importunação sexual.
Ônibus SP Por Todas no The Town
Data: 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro
Local: Autódromo de Interlagos – Av. Senador Teotônio Vilela, 261 – Interlagos, SP
Horário: 11h às 3h
São Paulo Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas do estado para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira exclusivamente disponíveis para elas.
Mín. 16° Máx. 33°