O Hospital de Amor, em Barretos, realizou nesta terça-feira (9) a cerimônia de premiação da 13ª edição do Concurso de Redação, que neste ano abordou o tema “Vacina contra o HPV: a prevenção do câncer pode estar no seu braço”. Todas as vencedoras desta edição são alunas da rede estadual de São Paulo.
A iniciativa é organizada pelo Núcleo de Educação em Câncer do Hospital de Amor, em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), e contou com a participação de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
Ensino Fundamental – 9º ano
Ensino Médio
Premiação e experiência no Hospital de Amor
As primeiras colocadas e seus professores orientadores receberam notebooks como prêmio. Já as segundas e terceiras colocadas conquistaram tablets. Todas as finalistas foram premiadas com um “miniestágio científico” de três dias no Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular (CPOM) do Hospital de Amor, onde participam de atividades práticas em laboratório e vivenciam a rotina da pesquisa científica.
“O Concurso de Redação do Hospital de Amor tem se consolidado como uma iniciativa de grande impacto na educação estadual, despertando nos estudantes o interesse pela ciência e pela pesquisa. Ao abordar temas relevantes para a saúde pública, como a prevenção do câncer por meio da vacinação contra o HPV, o concurso não apenas estimula a reflexão crítica e a produção escrita, mas também promove o engajamento dos jovens com questões científicas fundamentais para a sociedade”, destacou Clayton Policarpo Vicente, chefe da divisão Centro de Referência em Educação Mário Covas (DCREMC), da Seduc-SP.
O professor Clayton representou o secretário da Educação, Renato Feder, durante a premiação. Feder fez questão de gravar um vídeo parabenizando as alunas e destacando a parceria com o Hospital de Amor. O vídeo foi exibido durante a premiação. “Eu estive aí no ano passado e foi incrível poder visitar a instalação das escolas estaduais de Barretos e do Hospital do Amor, conversar com os alunos, e sinto muito por não estar aí este ano. Quero parabenizar o presidente do Hospital de Amor, Henrique Prata, pelo trabalho belíssimo que vocês fazem, e pela nossa parceira no concurso de redação, em que tivemos mais de 40 mil redações participantes neste ano. Desejo que a gente possa continuar essa parceria de sucesso”, disse o secretário durante o vídeo exibido durante a premiação.
Mín. 12° Máx. 33°