A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) lançou, nesta terça-feira (23), o projeto Sefaz +Acessível, iniciativa que reafirma o compromisso da Sefaz-SP com a inclusão e acessibilidade no atendimento ao cidadão paulista.
Em evento no prédio sede da Sefaz na capital, o subsecretário da Receita Estadual, Marcelo Bergamasco, recebeu o secretário executivo dos Direitos da Pessoa com Deficiência, João Manoel Scudeler de Barros, para o lançamento do projeto Sefaz +Acessível, com apoio do programa São Paulo São Libras. O programa permite que intérpretes de Libras sejam acionados via videochamada por equipes de serviços estaduais, auxiliando a comunicação entre os cidadãos surdos e atendentes da Sefaz-SP, em tempo real.
“Queremos parabenizar as equipes envolvidas direta e indiretamente nesse projeto e toda equipe de atendimento, que aqui representa todas as 50 unidades da Fazenda no Estado, que vão se qualificar e prestar um serviço à altura do cidadão que chega aos postos e terão mais esse serviço acessível, com respeito e dignidade”, disse o subsecretário da Receita, Marcelo Bergamasco, representado o secretário Samuel Kinoshita.
“Se tiver uma pessoa, que pode ser atendida na Secretária, por meio do São Paulo São Libras, sozinha, com a sua independência e com a sua autonomia, nós já estamos fazendo a inclusão e estaremos contentes, já valeu a pena a implantação desse projeto na Sefaz”, disse o secretário executivo dos Direitos da Pessoa com Deficiência, João Manuel, durante a cerimônia.
O projeto Sefaz +Acessível tem como objetivo garantir o acesso pleno da população aos serviços da Secretaria, com foco especial na pessoa surda. Trata-se de uma ação concreta de modernização e inclusão que contempla ainda adaptações tecnológicas nos ambientes físicos e digitais da Sefaz e capacitação dos servidores para atendimento acessível.
O programa São Paulo São Libras já está disponível em todo o Estado de São Paulo em diversos órgãos, como a Defensoria Pública, Poupatempos, Delegacias de Polícia, CICs, Justiça Federal de 1º Grau em SP, Ministério Público do Trabalho, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Incor, Hospital das Clínicas e o Tribunal Regional Eleitoral. Além de estar disponível para toda a população pelo aplicativo do Poupatempo.
Mín. 13° Máx. 32°