Sexta, 10 de Outubro de 2025
17°C 26°C
Bauru, SP

Summit Agenda SP+Verde: rodada de negócios conecta empresas do Brasil e de oito países com foco em negócios sustentáveis

67 empresas nacionais e internacionais já estão inscritas – entre elas, 21 estrangeiras de 8 países – para participar de encontros estratégicos com...

10/10/2025 às 16h01
Por: Diogo Germano Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Summit Agenda SP+Verde: rodada de negócios conecta empresas do Brasil e de oito países com foco em negócios sustentáveis

O Summit Agenda SP+Verde, evento pré-COP organizado pelo Governo de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP), confirmou a participação de 67 empresas nacionais e internacionais na rodada de negócios, uma das atividades do evento. Do total, 21 são estrangeiras, de países como Bélgica, Alemanha, Suíça, Portugal, Canadá, Estados Unidos, Letônia e Inglaterra.

A rodada foi projetada para conectar startups (growth e late stages), empresas consolidadas, investidores, grupos de impacto e contatos internacionais em encontros estratégicos, curados e orientados para resultados concretos no campo dos negócios sustentáveis. Cada participante poderá realizar até quatro reuniões individuais de 20 minutos, promovendo parcerias e negócios verdes escaláveis.

A ação é organizada pela InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, e a SP Negócios, agência de promoção de investimentos e exportações ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Assessoria Especial de Relações Internacionais do Governo do Estado e a Secretaria Municipal de Relações Internacionais.

Os encontros serão estruturados em quatro eixos estratégicos, que orientam a seleção dos participantes e definem os temas prioritários de atuação. O eixo Finanças Verdes reúne as companhias com soluções para acelerar a transição climática, fortalecer mercados de carbono e ampliar o acesso a ferramentas de descarbonização. Já o eixo Resiliência e Futuro das Cidades conta com as empresas que desenvolvem tecnologias para gestão sustentável da água e habitação resiliente, promovendo cidades mais seguras e adaptadas às mudanças climáticas. No eixo Justiça Climática e Sociobiodiversidade, participam as empresas voltadas à inovação e aos saberes tradicionais, com foco em apoiar comunidades vulneráveis, reflorestamento, bioeconomia e agricultura sustentável. Por fim, o eixo Transição Energética e Descarbonização envolve as empresas que apresentam soluções em eletromobilidade, combustíveis de baixo carbono, energias renováveis e armazenamento avançado, contribuindo para uma economia neutra em carbono.

“A Rodada de Negócios SP+Verde reflete nosso compromisso em promover conexões estratégicas e transformadoras, capazes de impulsionar o desenvolvimento sustentável e fortalecer o ecossistema de inovação verde em São Paulo. É uma oportunidade de aproximar diferentes atores, gerando parcerias concretas e soluções escaláveis que posicionam o estado na vanguarda da inovação e da sustentabilidade”, afirma a secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo, Natália Resende.

Sobre o evento

O Summit Agenda SP+Verde é um evento pré-COP realizado pelo Governo de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e USP, nos dias 4 e 5 de novembro. O encontro reunirá especialistas, lideranças e representantes da sociedade para debater o desenvolvimento sustentável e economia verde. Uma estrutura completa está sendo preparada no Parque Villa-Lobos, com cinco palcos, rodada de negócios, área de inovação, Casa da Circularidade, espaço gastronômico e atrações culturais.

As discussões serão organizadas em cinco eixos temáticos: Finanças Verdes, Resiliência e o Futuro das Cidades, Justiça Climática e Sociobiodiversidade, Economia Verde e Transição Energética & Descarbonização. Uma trilha de economia circular percorrerá todos os palcos e se estenderá à Casa da Economia Circular, oferecendo vivências, workshops e experiências sob curadoria do Movimento Circular. Na área de inovação, universidades, institutos e distritos tecnológicos debaterão o papel da pesquisa e da tecnologia na transformação climática de São Paulo. No palco principal, a economia verde será o centro do debate, com a presença de lideranças políticas e convidados especiais.

A expectativa é receber 5 mil pessoas por dia, incluindo comitivas internacionais, representantes de governos, academia, iniciativa privada, investidores e organizações do terceiro setor. O Summit Agenda SP+Verde integra uma ampla mobilização pelo desenvolvimento sustentável, com patrocínio da Cosan, Comgas, Edge, Rumo, Sabesp, Itaú, Amazon, Votorantim Cimentos, EcoUrbis, Solvi, Motiva, EDP, Veolia, Metrô e Stellantis, e apoio institucional da Fiesp, Prefeitura de Campinas, B3, SP Águas, Fundação Florestal, Cetesb, DER, Unica, Aesabesp, Abrainc, Secovi-SP, The Nature Conservancy, Cebds, Pacto Global, SOS Mata Atlântica, Movimento Circular, Instituto de Conservação Costeira, Movimento União BR, Circular Brain, Inovaclima Brasil, Zeros, Dia da Terra, Idéia Sustentável, Kearney, Instituto Baccarelli, Zero Summit, NEOOH e Parque Villa-Lobos.

Mais informações sobre programação, visitas guiadas e retirada antecipada de ingressos em: https://www.agendaspmaisverde.org.br e nas redes sociais do evento no Instagram, Facebook e LinkedIn.