Sexta, 10 de Outubro de 2025
17°C 26°C
Bauru, SP

Balanço metanol (10/10): casos descartados de intoxicação em SP sobem para 189

Desde a confirmação dos primeiros casos, no mês de setembro, ações de saúde e segurança passaram a ser reforçadas em todo o estado

10/10/2025 às 17h23
Por: Diogo Germano Fonte: Secom SP
Compartilhe:
Procon-SP vistoria bares e restaurantes do estado de São Paulo na noite desta sexta-feira (10)
Procon-SP vistoria bares e restaurantes do estado de São Paulo na noite desta sexta-feira (10)

O balanço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) desta sexta-feira (10) informa que o total de casos descartados por intoxicação por metanol, após análises clínicas e epidemiológicas, subiu para 189. Foram descartados 37 casos após análises clínicas e epidemiológicas. Ao todo, o estado contabiliza 25 casos confirmados e 160 em investigação.

Desde a confirmação dos primeiros casos, no mês de setembro, ações de saúde e segurança passaram a ser reforçadas em todo o estado, assim como a comunicação para que a população tenha esclarecimentos sobre os riscos e a real situação.

Com três prisões realizadas entre esta quinta (9) e sexta (10) pela força-tarefa do Governo de São Paulo contra o metanol, o número de presos por irregularidades em vendas de bebidas no estado chega a 49 neste ano. Foram 28 pessoas presas desde o dia 29 de setembro, desde o início do registro de casos de intoxicação por metanol.

LEIA MAIS: Ação de inteligência da força-tarefa de SP fecha fábrica de bebidas que usava etanol ‘batizado’ com metanol

A prisão mais recente na investigação sobre irregularidades na venda de bebidas em SP aconteceu na manhã desta sexta. Foi uma mulher, presa praticando o crime de adulteração de bebidas em São Bernardo do Campo. O caso foi uma das principais ações da força-tarefa nesta sexta, ao fechar uma fábrica que distribuía produtos adulterados a outros estabelecimentos comerciais . Segundo as investigações, o falsificador comprou etanol de um posto que usava combustível adulterado com metanol.

[Post Instagram]

Os agentes da Polícia Civil chegaram até o local após investigarem a morte da primeira vítima por intoxicação. O homem passou mal em 12 de setembro e morreu quatro dias depois. O bar onde ele consumiu a bebida foi vistoriado e as equipes apreenderam nove garrafas. Peritos detectaram a presença de metanol em oito desses produtos, com percentuais que variavam de 14,6% a 45,1%.

Outras duas prisões foram realizadas na quinta (9): em São José dos Campos, um homem foi preso em flagrante por fabricar e rotular bebidas alcoólicas de forma irregular em um depósito clandestino no bairro Vila Alexandrina; e em Cajamar, onde um homem foi preso durante buscas em uma adega no bairro do Polvilho, onde os policiais encontraram aproximadamente 915 garrafas de bebidas destiladas, incluindo whisky, vodca e gim, que apresentavam sinais de falsificação.

LEIA MAIS: São Paulo cria protocolo para detectar metanol em bebidas

Protocolo inédito

O Governo de São Paulo apresentou nesta quinta-feira (9) um protocolo inédito no país para detectar a presença de metanol em bebidas alcoólicas . O método, desenvolvido pela Polícia Técnico-Científica, adota padrões internacionais de amostragem e permite resultados com 99% de confiabilidade sem a necessidade de testar todas as garrafas apreendidas, o que otimiza o trabalho da Polícia Civil e dos laboratórios periciais.

A análise é feita em etapas: primeiro, o Núcleo de Documentoscopia verifica lacres, selos e rótulos; depois, o Núcleo de Química utiliza um equipamento portátil capaz de identificar metanol e outros compostos sem abrir as garrafas. Com o novo sistema, os peritos conseguem emitir laudos em menos de um dia e já analisaram 30 casos, garantindo respostas rápidas para orientar as investigações e ações de controle sanitário.

LEIA MAIS: Governo de SP suspende inscrições estaduais de sete estabelecimentos por venda irregular de bebidas

Veja os principais números atualizados do gabinete de crise

Casos de intoxicação*:

185 casos no total

160 em investigação, sendo seis óbitos (quatro no município de São Paulo – 33, 36, 50 e 51 anos), dois em São Bernardo do Campo (49 e 58 anos).

25 casos confirmados, com 5 óbitos (três homens de 54, 46 e 45 anos), residentes da cidade de São Paulo, uma mulher de 30 anos de São Bernardo do Campo e um homem de Osasco de 23 anos).

189 casos descartados no total

Nesta sexta-feira (10) foram descartados 37 novos casos após análises clínicas e epidemiológicas

*O próximo balanço dos casos será atualizado na segunda-feira (13).

Apreensões:

Mais de 20,2 mil garrafas apreendidas desde o dia 29/9 (Mais de 70,2 mil garrafas apreendidas ao longo de 2025)

Mais de 100 mil insumos apreendidos

480 mil rótulos apreendidos desde o dia 29/9 (Mais de 15 milhões de rótulos apreendidos ao longo do ano)

Mais de 113 mil vasilhames vazios apreendidos

Prisões:

49 pessoas presas; 28 desde o dia 29/9

Situação de casos por cidade:

Foto: Reprodução/Secom SP
Foto: Reprodução/Secom SP

Ação #DeOlhoNoCopo

O Procon-SP vistoria bares e restaurantes do estado de São Paulo na noite desta sexta-feira (10) para orientação da população quanto aos cuidados para evitar a venda e consumo de bebidas alcoólicas contaminadas com metanol. A ação percorre todas as regiões do estado e contou com a participação de agentes de fiscalização e da Polícia Civil. Com isso, o Governo de São Paulo reforça o eixo de comunicação e orientação da força-tarefa para combater casos de intoxicação por metanol no estado.

Canais de denúncia

Denúncias sobre possíveis irregularidades e suspeitas a respeito de bebidas adulteradas podem ser enviadas pelo Disque Denúncia 181 ou pelo site da Polícia Civil de São Paulo: www.webdenuncia.sp.gov.br . O Procon-SP também recebe denúncias: pelo Disque 151 e pelo site www.procon.sp.gov.br . O órgão de defesa do consumidor ganhou um atalho no site para as denúncias relacionadas aos casos.

[Post Instagram]

Dados atualizado em 10 de outubro de 2025, às 17h