A base do atletismo brasileiro vem forte e com ajuda do Centro de Excelência Esportiva de São Bernardo do Campo, equipamento mantido pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo. Três atletas que treinam e competem pelo Centro representarão o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Atletismo sub-20, que acontece entre 28 de outubro e 2 de novembro, em Lima, no Peru.
Thiago Lacerda, do lançamento de dardo, Luan Robert, do salto triplo, e João Guilherme, do lançamento de martelo, estão entre os 62 atletas convocados pela Confederação Brasileira de Atletismo. “É a primeira vez que disputo o Sul-Americano sub-20. A expectativa é de voltar com a medalha de ouro”, diz Thiago, 19 anos, campeão pan-americano sub-20 com a marca de 71,84 metros, seu recorde pessoal e que lhe deixa a apenas 5 metros do recorde brasileiro da categoria.
O Brasil é o país com o maior número de medalhas da competição, que acontece desde 1959, com 1.755 medalhas (744 de ouro, 566 de prata e 445 de bronze).
Inaugurado em agosto de 2021, o Centro de Excelência atende hoje 150 atletas com idade entre 14 e 21 anos nas modalidades judô e atletismo. Nos últimos dois anos, a Secretaria Estadual de Esportes investiu mais de R$ 9 milhões no espaço, que é administrado pela Prefeitura de São Bernardo do Campo.
Mín. 17° Máx. 26°